Descrição

Descrição Geral

O que é?
Trata-se de um sistema operacional  32 bits multitarefa robusto, destinado para dispositivos móveis e smartphones, plataforma e padrões abertos. Suporta o desenvolvimento principalmente em C e Java. Garantia da integridade, segurança dos dados do usuário e capacidade do sistema de funcionar sem falhas, além de ser totalmente dirigido por uma interface gráfica do usuário.

O Symbian é o sistema operacional de liderança no dispositivo móvel inteligente do mercado. Estatística publicadas em novembro de 2008 mostrou que o Symbian OS tinha uma quota de 46,6% dos dispositivos móveis inteligentes expedidos no terceiro trimestre de 2008, com a Apple 17,3% (através do iPhone OS), RIM com 15,3% , Microsoft com 13,5% (com Windows CE e Windows Mobile) e 7,3% das demais, incluindo Palm, Google Android e Linux

Histórico

Aprimorado do EPOC 32, da Psion em 1984, o Symbian OS deixou de ser um sistema proprietário quando a Nokia, que tinha 48% das ações da empresa, comprou o restante da Symbian, incluindo os direitos sobre o sistema, para em seguida anunciar a abertura do código fonte e a transferência do desenvolvimento para uma fundação neutra, a Symbian Fundation, processo que foi concluído em 2010. Com esta decisão, a Nokia garantiu que nenhuma outra empresa comprasse os direitos do sistema, sendo que a maior parte dos seus aparelhos utilizam Symbian OS.

Symbian Fundation – Principais usuários e utilizações

Motorola, Sony Ericsson e a NTT DoCoMo. No momento, a empresa somente fornece sistemas operacionais para produtos com função de telefone, mas não é uma regra, podem lançar produtos como MP3 Players, Palmtops e câmeras digitais operadas pelo Symbian.

Plataformas

O Symbian OS foi baseado em 5 pontos chaves: pequenos dispositivos móveis, o mercado de massa, conexão wireless ocasional, variedade de produtos e plataforma aberta para desenvolvimento de terceiros. É dividido em duas plataformas parcialmente incompatíveis, S60, desenvolvido pela Nokia, encontrado também em alguns aparelhos LG e Samsung que é o mais utilizado e o UIQ que encontramos em aparelhos da Sony-Ericsson e da Motorola.

A relação entre as plataformas pode parecer complicada, mas na verdade não é.O Symbian é o sistema operacional, que inclui drivers e bibliotecas de funções, enquanto o S60 e o UIQ são somente interfaces que rodam sobre ele, incluindo aplicativos e bibliotecas de desenvolvimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: