Conclusão

Não há como negar, os telefones celulares, smartphones e dispositivos móveis ocupam cada vez mais tempo e espaço em nossas vidas. Seus processadores estão mais velozes, há mais memória e um salto considerável no que diz respeito ao armazenamento foi dado. Praticamente tudo o que antes era possível apenas pelos computadores de mesa agora, pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora do dia, direto da palma da sua mão. Junto à evolução, chegaram as empresas querendo “ganhar o seu” na guerra da mobilidade.

Symbian, Android, iPhone OS, Windows Mobile, são alguns exemplos de sistemas operacionais. Neste artigos veremos as principais diferenças entre o Symbian e os demais sistemas operacionais.

O Symbian tem como objetivos primários manter integridade e segurança dos dados, evitar desperdício de tempo.

Todos os sistemas operacionais descritos possuem suporte para as tecnologias de reconhecimento de toques múltiplos, de inclinação e de multimídia, para a reprodução de vídeos, imagens e músicas.

Possuem interface simplificada, composta por ícones espalhados na área principal e o diferencial do iPhone OS tem icones  fixos na parte de baixo da tela, chamada de “Dock”, para ligação, mensagens, email e outros. Para trocar de “telas”, basta arrastar o dedo de um lado para o outro, ao passo que para abrir o aplicativo é necessário apenas um toque sobre seu ícone. O Windows Mobile vem com o apelo coorporativo, foco em gerenciamento de emails, edição de arquivos e, na maioria dos aparelhos, pacote completo de conexões, possui vários pontos negativos comparado ao Symbian por exemplo dependência de styllus (canetinhas), interface truncada, não possui um bom gerenciador de aplicativos e tem menus pequenos.

Android é o SO da Google que é o grande alarde na industria de sistemas portáteis, possui padrão de programação aberto, baseado em Linux, traz suporte para todo tipo de conexão sem fio, multimídia e é multo versátil. Apesar disso o Symbian possui vários atrativos a mais que o Android como: desligar o telefone no Android é uma experiência semelhante ao Windows, não basta apertar o botão liga/desliga, tem que confirmar;  o gerenciamento do calendário no Symbian é muito melhor que no Android; desenvolver aplicativos para o Android só em SDK. Symbian abre oportunidades para programadores em C++, Qt, Python, Web Runtime, Jave e outros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: